A Necessidade de afeto em "O Beijo"

06:25



A narrativa “O Beijo”, de Valérie D’Heur, não traz um vilão que nos faz temer pelo personagem principal, o conflito é muito mais sutil, mostra a necessidade de afeto do pequeno pássaro. Esse afeto aparece em forma do beijo que ele recebe todos os dias de sua mãe. Quando certo dia ela sai de casa sem lhe dar o beijo, ele percebe que algo não está certo. O que ele sente é a necessidade de carinho, da demonstração do amor e acolhimento, por isso sai em busca de alguém que possa suprir falta desses sentimentos. 

A necessidade do afeto, principalmente em família, é algo universal e pode ser considerado bastante atual. Na correria diária do trabalho, escola, compras de mercado, idas ao médico, aula de música e tantos outros compromissos, as crianças e os pais muitas vezes não passam o tempo que gostariam juntos. Por isso alguns rituais diários acabam sendo a maneira de demonstrar o carinho pelo outro. Um beijo de manhã na porta da escola pode ter um significado muito maior do que possa parecer. Assim, a falta desse ato também tem um significado.
No livro, o personagem acaba percebendo que dar um beijo é tão bom quanto receber um. Essa troca de afeto não precisa de muitas explicações, pois faz parte dos sentimentos humanos. A temática não é nova, o uso de animais também não, mas o texto consegue dar uma significação delicada a essa que é uma das questões básicas do ser humano. 


CAGNETI, Sueli de Souza. Leituras em Contraponto. São Paulo: Paulinas, 2013.

D’HEUR, Valérie. O Beijo. São Paulo: Brinque-Book, 2003.


Ilustração e foto por Luana Simão.


0 comentários